Não achou o que queria? Busque aqui!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Fashion Revolution: É hora de refletir sobre nosso consumo


Oooi genty, tudo bem? O post de hoje é tri (eu sendo gaúcho kkkk) especial e merece ser discutido. Este mês está rolando a terceira edição do Fashion Revolution Day. 

O movimento incentiva as pessoas a compartilhar uma foto fazendo uso de uma peça de roupa ao avesso com a etiqueta aparecendo e na legenda o questionamento "Quem fez minhas roupas?" com as hashtags #fashrev #whomademyclothes #quemfezminhasroupas .


Esse movimento começou em abril de 2013, após o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que provocou a morte de milhares de trabalhadores. Neste prédio, eram abrigadas diversas fabricas de roupas que produziam em grande escala para marcas globais, e o ocorrido só serviu para deixar claro a péssima condição de trabalho enfrentada. 


A partir disso, a britânica Carry Somers e a italiana Orsola de Castro tiveram a iniciativa em Londres de promover o movimento com a intenção de gerar debates sobre os impactos sociais e ambientais, a reflexão e a conscientização sobre a produção na moda.


Fico extremamente feliz que o Brasil seja um dos mais de 80 países participantes do projeto. Acredito que gerar esse tipo de discussão, não só em grandes centros, mas também no universo online, faz com que as pessoas entendam a real importância e a representatividade que a moda possui no nosso cotidiano. Diariamente, consumimos marcas que muitas vezes nem sabemos sua procedência e muito menos o que está por trás delas.


Trabalho escravo é uma realidade, sim, e a intenção não é acusar ninguém, mas fazer com que as marcas tenham consciência de que seus consumidores não querem fazer parte dessa exploração e merecem esclarecimentos sobre os produtos. 

É por isso, que convido a todos que estão lendo esse post e apoiam a campanha a fazer sua foto e compartilhar no Facebook ou Instagram até o dia 24/04 com as hashtags do movimento #fashrev #whomademyclothes #quemfezminhasroupas e #DEPARCOMAMODA para que eu possa acompanhar as publicações e gerar uma peça com todos os participantes. A peça será postada na página da Eny Calçados com a intenção de conscientizar as pessoas com o questionamento "Você sabe de onde vem suas roupas?". 

É isso ai pessoal, conto com a participação de vocês, espero que tenham gostado de conhecer o movimento para quem ainda não tinha familiaridade. Até a próxima e um grande beijo. 

Imagens originárias do Instagram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário